Os roteiristas consideraram até 27 emoções diferentes, mas decidiram por cinco (Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva) para tornar o filme menos complicado. Algumas das principais emoções que acabaram sendo cortadas, incluiam Surpresa, Orgulho e Confiança.
Segundo o diretor Pete Docter, cada emoção é baseada em uma feição: Alegria em uma estrela, Tristeza é uma lágrima, Raiva é um tijolo, Medo é um nervo exposto e Nojinho é um brócolis. Ele observou que gosta bastante de brócolis.
A inspiração de Pete Docter para este filme, veio de acompanhar sua própria filha passar pela dinâmica fase do crescimento.
Pete Docter disse que Divertida Mente foi "um dos mais desafiadores que eu já tive que associar", pois é preciso dizer o que está acontecendo com a menina e o que está acontecendo em sua mente ao mesmo tempo.
Divertida Mente contou com uma equipe de apenas 45 animadores, que é cerca da metade dos integrantes de filmes anteriores da Pixar.
Comentando sobre ter sido escalada para o papel de Nojinho, Mindy Kaling disse "Eu não fui requisitada para fazer muitas coisas. Eu acho que sou bastante específica - o modo como olho, falo e no que estou interessada. Então, eu meio que resignei-me a escrever o meu próprio trabalho... Quando fui convidada para este projeto, o roteiro era incrível. Eu fui até Pixar e chorei. Eu estava em uma reunião com esses caras, e eles me mostraram a história e eu comecei a chorar."
A textura borbulhante das emoções foi originalmente designada apenas para Alegria, mas, depois de oito meses e após dificuldades em idealizar esta peça única, os animadores decidiram desfazer-se completamente da ideia por ser inviável. No entanto, quando o design chegou as mãos do superior criativo da Pixar, John Lasseterviu, ele disse "Isso é ótimo. Coloque em todos os personagens." Comentando o fato, o desenhista de produção Ralph Eggleston disse "Você podia ouvir a equipe técnica se desesperar, o orçamento se esvair. Mas, ficou tudo bem. Eles encontraram uma maneira de fazê-lo funcionar."
Comentando sobre o design único dos personagens, Pete Docter disse "os personagens são criados com essa energia, pois estamos tentando representar como as emoções pareceriam. Eles são compostos de partículas que realmente se movem. Em vez de pele e resistência, é uma agrupamento de energia."
O designer de produção Ralph Eggleston trabalhou por cinco anos e meio em Divertida Mente. Ele diz ter sido o filme mais longo em que já trabalhou e o processo mais difícil.
Quando uma Emoção interage com o console principal, o local é tingido com a respectiva cor da Emoção.
15º longa-metragem de animação da Pixar.
Esta é a quinta vez de Michael Giacchino como compositor de trilha sonora para um filme da Pixar, e segunda trabalhando com Pete Docter. Seu primeiro projeto da Pixar foi Os Incríveis (2004), e o último, o qual colaborou com Docter, Up - Altas Aventuras (2009), sendo a película pelo qual Giacchino ganhou um Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.
A visão de São Francisco é conceitualmente a oposta de Operação Big Hero (2014). Na verdade, a casa de Riley é real. O endereço foi alterado; no filme é 21 Royal St., que também é um novo espaço de jantar privativo na Disneyland, perto do Club 33.
Phyllis Smith (que interpreta Tristeza), Mindy Kaling (que interpreta Nojinho), Bill Hader (que interpreta Medo), e Rashida Jones (que interpreta Emoções da Garota Legal) já trabalharam juntos em The Office (2005). Enquanto Smith, Kaling, e Jones têm papéis recorrentes na série, Hader fez uma aparição em um episódio.
No trailer, Raiva responde a declaração de Nojinho que "não existem ursos em São Francisco", dizendo ter visto, uma vez, um cara cabeludo que "parecia um urso". Esta é, possivelmente, uma referência bastante sutil para os 'bear', comunidade gay sub-cultural de São Francisco.
Quando Peter Docter e Jonas Rivera mostraram o roteiro do filme para Mindy Kaling, ela foi às lágrimas. Sua emocionante réplica: Eu acho ótimo vocês estarem fazendo um filme que mostra como é difícil crescer e que não há problemas em ficar triste com isso.
Este é o primeiro longa-metragem da Pixar, onde o departamento de câmera começou a modelar as lente definas para serem usadas como ferramentas virtuais, neste caso, a Cooke S4 e o Arri / Zeiss Ultra Primes. Eles filmaram com lentes de distorção em cada tomada, e importaram os dados no sistema específico. Os Cookes foram usados para fotografar o mundo real, os Ultra Primes para a mente.
Algumas das 'bolas' de memória na mente de Riley contém cenas de outros filmes da Pixar, como o casamento de Carl e Ellie em Up - Altas Aventuras.
Amy Poehler e Rashida Jones trabalharam juntas em Parks & Recreation (2009).
Quando Riley está chateada com algo, a câmera fica um pouco desfocada.
Falou-se sobre o uso do IMAX para as cenas na Mente, mas a ideia foi descartada.
Bill Hader, que interpreta o Medo, é o único dublador das cinco emoções que já trabalhou em um filme da Pixar. Ele emprestou sua voz para os personagens Árbitro e Lesma em Universidade Monstros (2013).
Anteriormente, Amy Poehler e Bill Hader trabalharam juntos em Saturday Night Live.
Raiva lê jornais com manchetes sobre o que está acontecendo com Riley, como "Primeiro Dia na Escola" e "Sem Sobremesa".
Terceiro longa da Pixar de Peter Docter após Monstros S.A. (2001) e Up - Altas Aventuras.
As distintas personalidades de cada emoção foram inspiradas nos anões de Branca de Neve e Os Sete Anões (1937).
A cena do jantar, onde a mãe de Riley diz "Não é verdade, querido?" para chamar a atenção do cônjuge, veio da própria experiência de Pete Docter.
Estreia de Ronaldo Del Carmen na direção.
David Goelz e Frank Oz têm trabalhado juntos em vários projetos dos Muppets. Eles 'contracenaram' juntos ao interpretarem os guardas com o nome um do outro (o personagem de Frank chama-se Dave e o de Dave, Frank).
A localização da pista de hóquei em São Francisco é a mesma do Museu Walt Disney Family na cidade em si.
A família de Riley muda-se de Minnesota para São Francisco. Semelhante a Pete Docter, que também é de Minnesota e vive na Califórnia para trabalhar na Pixar. São Francisco é uma cidade do estado da Califórnia.
Com exceção da Raiva, todas as emoções tem a mesma cor dos olhos e cabelo (a Raiva não tem cabelo). Por outro lado, todas tem a mesma cor de pele e olhos/cabelo, exceto a Alegria.
Amy Poehler e Mindy Kaling, que estrelam Divertida Mente juntas, escreveram para o show "Deedle-Dee". Kaling para "The Office" e Poehler por "Parks and Recreation".
Havia uma série de televisão chamada "Herman's Head", que decorreu entre 1991 - 1994, e tinha o enredo semelhante a Divertida Mente (com algumas emoções diferentes e um pouco mais adulto).
Na cena em que Riley sonha sobre sua nova casa, e ele se transforma em um pesadelo, a música ao fundo é a atração da Disneylândia "The Haunted Mansion".
Michael Arndt, roteirista de Toy Story 3 (2010), esteve inicialmente cotado para integrar a equipe do filme, mas abandonou o projeto em meados de 2011.
Diane Lane, que dubla a mãe e Kyle MacLachlan, o pai desempenharam papéis em algum projeto do Superman. Lane interpreta Martha Kent em Homem de Aço (2013). MacLachlan emprestou sua voz para o Super-Homem na animação Justice League - The New Frontier.
Na cena em que os policiais estão entrevistando a Sra. Nuvem, um deles exclama: "Esqueça isso, é a cidade da nuvens." Esta é uma citação, praticamente idêntica a do final de Chinatown, onde Walsh diz a Jake, "Esqueça isso, Jake, é Chinatown."
Também exibido em IMAX 3D.