Em Histórias que Só Existem Quando Lembradas, Jotuomba fica localizada no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Nos anos 30 as, até então, ricas fazendas de café foram à falência, derrubando a economia local. Madalena (Sônia Guedes), uma velha padeira, continua vivendo na cidade. Ela é muito ligada à memória de seu marido morto, que está enterrado no único cemitério local, hoje trancado. Sua vida começa a mudar quando Rita (Lisa E. Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega na cidade.
Assista ao filme
SVOD / Streaming
Looke
Por assinatura
Assistir
Veja todas as opções de streaming
Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Histórias que Só Existem Quando Lembradas
Espaços vazios
por Lucas Salgado
Histórias que Só Existem Quando Lembradas marca a estreia na direção de longas de Julia Murat, filha da cineasta Lucia Murat (Uma Longa Viagem), e é inegável que já no primeiro trabalho a diretora coloca seu nome dentre os jovens realizadores que merecem ser observados no Brasil. Exibido no Festival de Veneza e no Festival do Rio em 2011, o filme trata de assuntos sérios como solidão e abandono a partir de uma perspectiva inusitada e sensível. Rita (Lisa E. Favero) é uma jovem fotógrafa que chega à Jotuomba, no interior do estado do Rio de Janeiro. Ela encontra uma cidade praticamente devastada pelo tempo e ignorada pela tecnologia. Lá, conhece Madalena (Sonia Guedes), uma velha padeira que continua vivendo no local com um pequeno grupo de pessoas. As duas desenvolvem uma estranha e afetuosa relação.Favero é uma grande revelação do filme. Além de uma beleza genuína, ela demonstra uma del
Ler a crítica
Trailer
Histórias que Só Existem Quando Lembradas Trailer Dublado
Custei a "engrenar" mas gostei muito do filme : terno, bonito, bem dirigido, atuações marcantes. Sinto falta, estou pesquisando na internet e não achei, nem aqui, um bom site sobre cinema, dados sobre a trilha sonora, créditos. Os dvds disponíveis estão com qualidade cada vez pior, as capas horrorosas, cópias que travam.
João Pedro Felix O.
1 crítica
Seguir usuário
5,0
Enviada em 22 de maio de 2018
O filme possui um fluxo sutil, mas que prende o telespectador pela rotina das ações dos personagens, rotina essa que vai se quebrando e encantando cada vez mais quem assiste. A atuação é completa, retratando fidedignamente uma sociedade do interior em contraponto com uma jovem da ''cidade grande''.
O filme é sensível e carregado de memórias que se infiltram em nossa mente e também nos cativam inteiramente, deixando um gosto de saudade ...
Leia Mais
Julia Murat teve a ideia do filme em 1999, quando trabalhava como assistente de direção de Brava Gente Brasileira. Durante as filmagens ela encontrou um cemitério fechado na pequena vila do Forte Coimbra, o que obrigava que os moradores fossem enterrados na cidade vizinha, a sete horas de barco.
Realismo fantástico
O roteiro de Histórias que Só Existem Quando Lembradas foi inspirado no realismo fantástico latino-americano, em especial a obra de Gabriel García Márquez e Juan Rulfo.
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidades Argentina,
França,
Brasil
Distribuidor VITRINE FILMES
Ano de produção2011
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 7 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade