Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinema com Rapadura
por Mateus Almeida
Sem tomar partido, Manoel de Oliveira nos incita a discutir nossa própria moral em tempos de crise em uma obra-prima que ultrapassa os limites da linguagem de qualquer arte ou mídia.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Critikat.com
por Benoît Smith
Essa é a constatação implacável do novo filme de Manoel de Oliveira, com a abordagem precisa que constitui a grandeza do português: sem ódio mas sem complacência, onde o ascetismo tranquilo é o melhor caminho em direção à acuidade e, além dela, à beleza.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
Além da estrutura teatral indisfarçável, mas que, por milagre da direção, se transforma em cinema da melhor qualidade, o diretor constrói um ambiente soturno. A fotografia, extraordinária, é feita de meios tons...
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Sérgio Alpendre
"O Gebo e a Sombra" é sublime por conseguir, com a atenção aos detalhes e o respeito ao texto demonstrados pelo produtor e a atriz, que tudo se harmonize perfeitamente num jogo de esconde-esconde marcado pela complementação e pela contraposição —nunca pela reiteração ou pela negação— entre imagem e palavra.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Variety
por Boyd van Hoeij
O mais velho dos diretores, o mestre Manoel de Oliveira, de 103 anos, adiciona mais um excelente filme à sua extensa filmografia. [...] Em uma ótima atuação no fim de sua carreira, Claudia Cardinale faz o papel de uma mãe impressionável...
A crítica completa está disponível no site Variety
Télérama
por Jacques Morice
Teatro filmado? Pode até parecer. Mas dirigido por Manoel de Oliveira, o mestre português, isso se transforma em outra coisa: um teatro de bolso, imagético, dinâmico - a direção cria profundidade...
A crítica completa está disponível no site Télérama
Cineweb
por Neusa Barbosa
O diretor português comprova sua intuição certeira ao adaptar a história, escrita no início do século 20, num contexto em que a crise econômica europeia atual recoloca as questões contidas no texto original...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Chronic'art.com
por Guillaume Orignac
O projeto tem como único horizonte um conto social anedótico, muito distante das fábulas metafísicas que constituíam a beleza dos dois filmes anteriores de Manoel de Oliveira.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cinema com Rapadura
Sem tomar partido, Manoel de Oliveira nos incita a discutir nossa própria moral em tempos de crise em uma obra-prima que ultrapassa os limites da linguagem de qualquer arte ou mídia.
Critikat.com
Essa é a constatação implacável do novo filme de Manoel de Oliveira, com a abordagem precisa que constitui a grandeza do português: sem ódio mas sem complacência, onde o ascetismo tranquilo é o melhor caminho em direção à acuidade e, além dela, à beleza.
Estado de São Paulo
Além da estrutura teatral indisfarçável, mas que, por milagre da direção, se transforma em cinema da melhor qualidade, o diretor constrói um ambiente soturno. A fotografia, extraordinária, é feita de meios tons...
Folha de São Paulo
"O Gebo e a Sombra" é sublime por conseguir, com a atenção aos detalhes e o respeito ao texto demonstrados pelo produtor e a atriz, que tudo se harmonize perfeitamente num jogo de esconde-esconde marcado pela complementação e pela contraposição —nunca pela reiteração ou pela negação— entre imagem e palavra.
Variety
O mais velho dos diretores, o mestre Manoel de Oliveira, de 103 anos, adiciona mais um excelente filme à sua extensa filmografia. [...] Em uma ótima atuação no fim de sua carreira, Claudia Cardinale faz o papel de uma mãe impressionável...
Télérama
Teatro filmado? Pode até parecer. Mas dirigido por Manoel de Oliveira, o mestre português, isso se transforma em outra coisa: um teatro de bolso, imagético, dinâmico - a direção cria profundidade...
Cineweb
O diretor português comprova sua intuição certeira ao adaptar a história, escrita no início do século 20, num contexto em que a crise econômica europeia atual recoloca as questões contidas no texto original...
Chronic'art.com
O projeto tem como único horizonte um conto social anedótico, muito distante das fábulas metafísicas que constituíam a beleza dos dois filmes anteriores de Manoel de Oliveira.