Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinepop
por Pablo R. Bazarello
Mais uma adaptação de um livro de ficção juvenil chega aos cinemas. Essa, no entanto, exibindo algumas diferenças promissoras. Para começar, vale dizer que O Doador de Memórias é mais sobre ideias do que sobre ação, o que é refrescante.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Almanaque Virtual
por Raíssa Rossi
Enquanto o longa possui uma premissa relevante e repleta de camadas políticas, o desenvolvimento de sua trama não alcança o mesmo feito. O enredo carece de aprofundamento e a resolução se dá de maneira muito rápida...
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinema com Rapadura
por Diego Benevides
Entre acertos e erros para se enquadrar em uma baixa classificação indicativa e optando pelo malefício de forçar um romance bobo, é lamentável que o longa não seja forte o suficiente para ser lembrado.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
[...] a narração em off – como normalmente acontece – mostra-se excessiva e dispensável na maior parte do tempo, ao passo que, [...] a mensagem do longa soa simplista e, como tal, relativamente nociva se levada a sério...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Rolling Stone
por Christian Petermann
"O Doador de Memórias" adapta o romance The Giver, de Lois Lowry. Publicado em 1993, é considerado o precursor da linha de literatura juvenil sobre futuros distópicos que gerou franquias como "Jogos Vorazes" e "Divergente". No cinema, porém, a adaptação chega depois do sucesso retumbante dos títulos mencionados e parece chover no molhado.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
The Guardian
por Jordan Hoffman
Os belos e bem fotografados parques de "O Doador de Memórias" são bons cenários para um estilo de vida de ignorância histórica e vocabulário controlado. [...] Apesar destes prazeres, existe o problema do roteiro. Alguns diálogos são atrozes.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Chicago Sun-Times
por Sheila O'Malley
Apesar de um desempenho verdadeiramente doloroso de Jeff Bridges e um mundo futurista tridimensional e muito bem imaginado, "O Doador de Memórias", em querer se conectar a franquias mais recentes da YA, sacrifica sutileza, inferência e poder.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cineplayers
por Francisco Carbone
Um passatempo tranquilo que não deixa marcas nem dores [...] Um molho bacana de mensagem pacifista para plateias jovens e bitoladas do mundo de hoje, mostrando que até em nome da paz se comete violência.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Alysson Oliveira
Como todo bom filme pra adolescentes que se preze, esse vem com uma lição ao final, e, no caso, envolve não apenas a valorização das memórias, das perdas e das dores (pois é por meio delas que crescemos), mas também como o cinema pode ser limitado...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
A Tarde
por Adalberto Meireles
Desde o início, impressionam as imagens em preto e branco, que se alternam a um um sutil exercício de cor. Algo no ambiente, a forma de filmar lembram muito o Terrence Malick de "A Árvore da Vida". [...] [Phillip] Noyce é um cineasta classudo, mas o filme não consegue ser mais que uma bela embalagem.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Críticos.Com.Br
por Luiz Fernando Gallego
O filme vai desfiando suas óbvias intenções morais de modo didático ao extremo, tratando seu público como um bando de bobocas que precisam de uma historinha mastigadinha tim-tim-por-tim-tim, criando uma fábula tão ingênua [...]
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Folha de São Paulo
por Alexandre Agabiti Fernandez
Quando a revolta explode a narrativa ganha um ritmo vertiginoso. [...] Tudo o que foi construído anteriormente fica em segundo plano. Situações demasiado inverossímeis e uma cena final que não respeita a ambiguidade do livro comprometem o todo.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
New York Times
por Manohla Dargis
No fundo, uma irritante confusão de pavor distópico, de religiosidade vaga e de elevação do estilo de comercial publicitário que não é nada se não obsoleto.
A crítica completa está disponível no site New York Times
O Globo
por Daniel Schenker
Escorado no livro de Lois Lowry, o diretor Phillip Noyce faz de “The Giver” (título no original) uma produção ambiciosa, mas que se revela inconsistente ao longo da projeção.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Robledo Milani
Sem tempo para desenvolver os personagens, com um campo de visão sempre acomodado e pouco invasivo, que muito pouco revela ao espectador, e com um argumento linear e sem maiores surpresas, o resultado tem efeito apenas em frustrar qualquer expectativa levantada antecipadamente.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Preview
por Mariane Morisawa
Phillip Noyce [...] tenta usar texturas diferentes para dar algum movimento ao resto do filme, mas O Doador de Memórias fica no meio do caminho: nem drama nem ação, nem A Culpa é das Estrelas nem Jogos Vorazes.
A crítica completa está disponível no site Preview
The Hollywood Reporter
por John DeFore
A presença de Jeff Bridges e Meryl Streep em papéis secundários ajunda a chamar a atenção de adultos que não conhecem o livro, mas [...] esta franquia não chegará perto de competir com Jogos Vorazes e outras séries épicas.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Scott Foundas
Uma versão que captura a essência da afetuosa alegoria de Lowry, mas pouco de seu aspecto mítico - uma receita que deve decepcionar os fãs do livro, enquanto deve deixar os outros perguntando o porquê de tanto alvoroço.
A crítica completa está disponível no site Variety
CineClick
por Daniel Reininger
"O Doador de Memórias" sofre em diversos momentos com a falta de lógica ao usar atalhos, que nem sempre funcionam, para encurtar a trama do livro. Como consequência, existem furos no roteiro e elementos importantes da mitologia ficam sem explicação...
A crítica completa está disponível no site CineClick
Screen International
por Brent Simon
No terrivelmente chato "O Doador de Memórias", a alegoria sobre expressões reprimidas e emoções despertadas ganha um tratamento completamente apático. Possuindo um estilo visual impressionante, mas uma narrativa narcoléptica, esta adaptação oferece muito tédio.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cinepop
Mais uma adaptação de um livro de ficção juvenil chega aos cinemas. Essa, no entanto, exibindo algumas diferenças promissoras. Para começar, vale dizer que O Doador de Memórias é mais sobre ideias do que sobre ação, o que é refrescante.
Almanaque Virtual
Enquanto o longa possui uma premissa relevante e repleta de camadas políticas, o desenvolvimento de sua trama não alcança o mesmo feito. O enredo carece de aprofundamento e a resolução se dá de maneira muito rápida...
Cinema com Rapadura
Entre acertos e erros para se enquadrar em uma baixa classificação indicativa e optando pelo malefício de forçar um romance bobo, é lamentável que o longa não seja forte o suficiente para ser lembrado.
Cinema em Cena
[...] a narração em off – como normalmente acontece – mostra-se excessiva e dispensável na maior parte do tempo, ao passo que, [...] a mensagem do longa soa simplista e, como tal, relativamente nociva se levada a sério...
Rolling Stone
"O Doador de Memórias" adapta o romance The Giver, de Lois Lowry. Publicado em 1993, é considerado o precursor da linha de literatura juvenil sobre futuros distópicos que gerou franquias como "Jogos Vorazes" e "Divergente". No cinema, porém, a adaptação chega depois do sucesso retumbante dos títulos mencionados e parece chover no molhado.
The Guardian
Os belos e bem fotografados parques de "O Doador de Memórias" são bons cenários para um estilo de vida de ignorância histórica e vocabulário controlado. [...] Apesar destes prazeres, existe o problema do roteiro. Alguns diálogos são atrozes.
Chicago Sun-Times
Apesar de um desempenho verdadeiramente doloroso de Jeff Bridges e um mundo futurista tridimensional e muito bem imaginado, "O Doador de Memórias", em querer se conectar a franquias mais recentes da YA, sacrifica sutileza, inferência e poder.
Cineplayers
Um passatempo tranquilo que não deixa marcas nem dores [...] Um molho bacana de mensagem pacifista para plateias jovens e bitoladas do mundo de hoje, mostrando que até em nome da paz se comete violência.
Cineweb
Como todo bom filme pra adolescentes que se preze, esse vem com uma lição ao final, e, no caso, envolve não apenas a valorização das memórias, das perdas e das dores (pois é por meio delas que crescemos), mas também como o cinema pode ser limitado...
A Tarde
Desde o início, impressionam as imagens em preto e branco, que se alternam a um um sutil exercício de cor. Algo no ambiente, a forma de filmar lembram muito o Terrence Malick de "A Árvore da Vida". [...] [Phillip] Noyce é um cineasta classudo, mas o filme não consegue ser mais que uma bela embalagem.
Críticos.Com.Br
O filme vai desfiando suas óbvias intenções morais de modo didático ao extremo, tratando seu público como um bando de bobocas que precisam de uma historinha mastigadinha tim-tim-por-tim-tim, criando uma fábula tão ingênua [...]
Folha de São Paulo
Quando a revolta explode a narrativa ganha um ritmo vertiginoso. [...] Tudo o que foi construído anteriormente fica em segundo plano. Situações demasiado inverossímeis e uma cena final que não respeita a ambiguidade do livro comprometem o todo.
New York Times
No fundo, uma irritante confusão de pavor distópico, de religiosidade vaga e de elevação do estilo de comercial publicitário que não é nada se não obsoleto.
O Globo
Escorado no livro de Lois Lowry, o diretor Phillip Noyce faz de “The Giver” (título no original) uma produção ambiciosa, mas que se revela inconsistente ao longo da projeção.
Papo de Cinema
Sem tempo para desenvolver os personagens, com um campo de visão sempre acomodado e pouco invasivo, que muito pouco revela ao espectador, e com um argumento linear e sem maiores surpresas, o resultado tem efeito apenas em frustrar qualquer expectativa levantada antecipadamente.
Preview
Phillip Noyce [...] tenta usar texturas diferentes para dar algum movimento ao resto do filme, mas O Doador de Memórias fica no meio do caminho: nem drama nem ação, nem A Culpa é das Estrelas nem Jogos Vorazes.
The Hollywood Reporter
A presença de Jeff Bridges e Meryl Streep em papéis secundários ajunda a chamar a atenção de adultos que não conhecem o livro, mas [...] esta franquia não chegará perto de competir com Jogos Vorazes e outras séries épicas.
Variety
Uma versão que captura a essência da afetuosa alegoria de Lowry, mas pouco de seu aspecto mítico - uma receita que deve decepcionar os fãs do livro, enquanto deve deixar os outros perguntando o porquê de tanto alvoroço.
CineClick
"O Doador de Memórias" sofre em diversos momentos com a falta de lógica ao usar atalhos, que nem sempre funcionam, para encurtar a trama do livro. Como consequência, existem furos no roteiro e elementos importantes da mitologia ficam sem explicação...
Screen International
No terrivelmente chato "O Doador de Memórias", a alegoria sobre expressões reprimidas e emoções despertadas ganha um tratamento completamente apático. Possuindo um estilo visual impressionante, mas uma narrativa narcoléptica, esta adaptação oferece muito tédio.