Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Celso Rodrigues Ferreira Junior
Além do drama pessoal da protagonista, a obra desenvolve a tensão político-social existente entre as facções, apresentando desdobramentos que a levam além de histórias pueris como a da saga "Crepúsculo".
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinema com Rapadura
por Thiago Siqueira
[...] existem boa ideias no decorrer da projeção e a jovem Shailene Woodley se mostra mais que apta ao desafio de carregar uma franquia cinematográfica nas costas. Mas parece que as prioridades dos realizadores estavam mais em fazer um produto mais “fácil” e menos em contar uma boa história ou explorar melhor as diferenças entre as facções...
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cineplayers
por Francisco Carbone
Vivida pela gordota Shailene Woodley [...], a mocinha não tem o corpo de uma Jennifer Lawrence mas é igualmente bonita e carismática, e dá conta direitinho de protagonizar o primeiro longa de uma série.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Papo de Cinema
por Matheus Bonez
Apesar de ter um ritmo lento (são 2h20 de filme), o roteiro de "Divergente" não compromete [...] O longa é recheado de cenas de ação e diverte, sem muito compromisso em se levar a sério demais.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Cineweb
por Alysson Oliveira
O diretor Neil Burger (Sem limites) mostra-se mais interessado em piruetas e malabarismos do que na crise do mundo onde habitam esses personagens. [...] Um filme sem ambição o suficiente...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
A Tarde
por João Carlos Sampaio
Além de falta de criatividade, "Divergente" também exibe um elenco com desempenho irregular (nem a presença da atriz Kate Winslet ajuda muito), tendo de dar conta de diálogos sofríveis.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
CineClick
por Daniel Reininger
O filme não possui uma história coesa e a narrativa não funciona. Mesmo após a (monótona) batalha final, parece que estamos acompanhando um prólogo estendido e incapaz de divertir.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Critikat.com
por Vincent Avenel
O filme é totalmente superficial, com uma intriga que pretende ser política, mas se contenta em opor uma pensadora livre e imatura a uma grande malvada, rainha do pensamento único e repressivo. Em outras palavras: o ideal da bandeira americana contra os horríveis comunistas vermelhos.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Diário de Pernambuco
por Júlio Cavani
"Divergente" é um filme claramente direcionado para adolescentes. Isso não é um problema, mas é preciso avisar para que os espectadores adultos preparem seu cérebro antes de ir ao cinema. [...] A apresentação do universo futurista é bem didática (e simplista demais) e a ação é bem conduzida até a metade.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Omelete
por Marcelo Hessel
"Divergente" abraça de forma indolor e comportada (a única ruptura de fato na vida de Beatrice é também esperada e obrigatória, o adeus aos pais) a ideia de que o mundo é um lugar a ser fisicamente desbravado.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Screen International
por Tim Grierson
Apesar do bom elenco e de efeitos decentes - isso sem falar no empolgante terço final - esta adaptação [...] sofre de um aparência de déjà vu, além do problema típico dos primeiros filmes de franquias, que oferecem muito contexto, mas pouca recompensa.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Peter Bradshaw
Kate Winslet intepreta a ameaçadora Jeanine, líder dos Eruditos, a facção suspeita de inteligentes macabros, que pretende mostrar que os intelectuais são sombrios e não merecem confiança, ao contrário dos corajosos ou devotos. Que mensagem conformista!
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Télérama
por Cécile Mury
O problema são os "malvados" da história, ou seja, os Eruditos. São manipuladores impiedosos, sedentos pelo poder. Esta desconfiança cega, amarga e reacionária em relação ao saber e aos intelectuais sinceramente chega a dar medo.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Andrew Barker
O diretor Neil Burger parece tão preocupado em criar o terreno para uma franquia que ele neglige o filme como uma obra independente, e o resultado é o ambiente incerto de "Divergente", além de seu roteiro cheio demais, estilo visual pobre e atuações sólidas, mas decepcionantes.
A crítica completa está disponível no site Variety
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Almanaque Virtual
Além do drama pessoal da protagonista, a obra desenvolve a tensão político-social existente entre as facções, apresentando desdobramentos que a levam além de histórias pueris como a da saga "Crepúsculo".
Cinema com Rapadura
[...] existem boa ideias no decorrer da projeção e a jovem Shailene Woodley se mostra mais que apta ao desafio de carregar uma franquia cinematográfica nas costas. Mas parece que as prioridades dos realizadores estavam mais em fazer um produto mais “fácil” e menos em contar uma boa história ou explorar melhor as diferenças entre as facções...
Cineplayers
Vivida pela gordota Shailene Woodley [...], a mocinha não tem o corpo de uma Jennifer Lawrence mas é igualmente bonita e carismática, e dá conta direitinho de protagonizar o primeiro longa de uma série.
Papo de Cinema
Apesar de ter um ritmo lento (são 2h20 de filme), o roteiro de "Divergente" não compromete [...] O longa é recheado de cenas de ação e diverte, sem muito compromisso em se levar a sério demais.
Cineweb
O diretor Neil Burger (Sem limites) mostra-se mais interessado em piruetas e malabarismos do que na crise do mundo onde habitam esses personagens. [...] Um filme sem ambição o suficiente...
A Tarde
Além de falta de criatividade, "Divergente" também exibe um elenco com desempenho irregular (nem a presença da atriz Kate Winslet ajuda muito), tendo de dar conta de diálogos sofríveis.
CineClick
O filme não possui uma história coesa e a narrativa não funciona. Mesmo após a (monótona) batalha final, parece que estamos acompanhando um prólogo estendido e incapaz de divertir.
Critikat.com
O filme é totalmente superficial, com uma intriga que pretende ser política, mas se contenta em opor uma pensadora livre e imatura a uma grande malvada, rainha do pensamento único e repressivo. Em outras palavras: o ideal da bandeira americana contra os horríveis comunistas vermelhos.
Diário de Pernambuco
"Divergente" é um filme claramente direcionado para adolescentes. Isso não é um problema, mas é preciso avisar para que os espectadores adultos preparem seu cérebro antes de ir ao cinema. [...] A apresentação do universo futurista é bem didática (e simplista demais) e a ação é bem conduzida até a metade.
Omelete
"Divergente" abraça de forma indolor e comportada (a única ruptura de fato na vida de Beatrice é também esperada e obrigatória, o adeus aos pais) a ideia de que o mundo é um lugar a ser fisicamente desbravado.
Screen International
Apesar do bom elenco e de efeitos decentes - isso sem falar no empolgante terço final - esta adaptação [...] sofre de um aparência de déjà vu, além do problema típico dos primeiros filmes de franquias, que oferecem muito contexto, mas pouca recompensa.
The Guardian
Kate Winslet intepreta a ameaçadora Jeanine, líder dos Eruditos, a facção suspeita de inteligentes macabros, que pretende mostrar que os intelectuais são sombrios e não merecem confiança, ao contrário dos corajosos ou devotos. Que mensagem conformista!
Télérama
O problema são os "malvados" da história, ou seja, os Eruditos. São manipuladores impiedosos, sedentos pelo poder. Esta desconfiança cega, amarga e reacionária em relação ao saber e aos intelectuais sinceramente chega a dar medo.
Variety
O diretor Neil Burger parece tão preocupado em criar o terreno para uma franquia que ele neglige o filme como uma obra independente, e o resultado é o ambiente incerto de "Divergente", além de seu roteiro cheio demais, estilo visual pobre e atuações sólidas, mas decepcionantes.