Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Folha de São Paulo
por Eleonora de Lucena
Alguns podem achar o resultado maniqueísta ou caricatural. Mas uma leitura atenta do noticiário mostra que a realidade, ainda que envolta em suposto glamour, é ainda mais escrachada que a ficção.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Cineweb
por Alysson Oliveira
A sagacidade da história está exatamente em retratar essa figura complexa e sua jornada e transformá-lo em uma figura típica de nossa era, fruto de um estágio do capitalismo que permite sua existência.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
Nesse filme maduro, e feito para um público em geral esquecido pelo cinema, o adulto inteligente, Costa Gavras mostra a antiga força do seu cinema. Sem ser panfletário, vai direto ao alvo e não mostra qualquer receio em afrontar o verdadeiro poder do nosso tempo.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
O Globo
por André Miranda
Como já havia feito em "O corte", Costa-Gavras consegue levar o espectador a nutrir simpatia por seu protagonista, por mais questionáveis que sejam seus atos. É aí que surge uma dúvida: será que as circunstâncias fariam com que todos nós tomássemos atitudes duvidosas?
A crítica completa está disponível no site O Globo
Variety
por Joe Leydon
Um ótimo melodrama passado no mundo contemporâneo das finanças e das trapaças, "O Capital" traz à tona nossas piores memórias da crise econômica de 2008.
A crítica completa está disponível no site Variety
Zero Hora
por Marcelo Perrone
Portanto, por mais absurdo e cruel que possam parecer certos movimentos da jogatina financeira e política do filme, o que se vê tem sólido embasamento no sistema que tensiona e pulveriza a economia de muitos países.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
CineClick
por Roberto Guerra
O cineasta também merece elogios pela habilidade insuspeita em transformar um drama sobre bancos e investimentos em algo atraente. Isso ocorre graças à dinâmica de thriller que dá à história...
A crítica completa está disponível no site CineClick
A Tarde
por João Carlos Sampaio
O cineasta trabalha com câmera oscilante, que parece denotar o desequilíbrio das instituições bancárias, o ambiente de podridão das negociatas, que sempre parecem colocar seus agentes no fio da navalha.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Critikat.com
por Alexis Gilliat
O filme caricatura, mas esta própria caricatura, por ser tão explícita (o que poderia lastimável), acaba atingindo o tom necessário para retratar personagens grosseiros. Depois, frequentemente, a oscilação do suspense basta para empolgar, fazendo esquecer o conto realista, teatral demais.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
Se o senso de oportunidade do cineasta é indiscutível, o mesmo não se pode dizer da eficácia política e do alcance estético de seus filmes.[...] Por trás (ou à frente) de uma trama financeira nebulosa [...] desenrola-se um drama humano bastante banal...
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
Revista de Cinema
por Gabriel Carneiro
“O Capital”, por oras, soa didático, querendo explicar e clarificar todos os pormenores das questões políticas e econômicas das fraudes, em outros momentos, sem saber como fazê-lo, simplesmente joga termos e jargões no meio do filme.
A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema
Screen International
por David D'Arcy
Costa-Gavras oferece au público a mensagem que os executivos não são capazes de manter os seus valores, por causa do sistema em que trabalha. O filme não diz muito mais do que isso, e acaba revelando bem menos do que pode ser lido nos jornais.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Télérama
por Jacques Morice
Costa-Gavras não perdeu nada de sua indignação. Melhor. Pode-se discutir sobre o seu significado - que continua até hoje a defender a desregulamentação do mercado? [...] Seu objetivo é de entrar dentro do sistema financeiro, para se colocar no lugar do "inimigo" e ver como ele está organizado.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Chronic'art.com
por Vincent Garreau
Uma exibição impiedosa do mundo das finanças, mostrada pelos ângulos mais revoltantes. O que "O Capital" não percebe, é que a realidade descrita por ele coincide totalmente com os seus estereótipos.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Folha de São Paulo
Alguns podem achar o resultado maniqueísta ou caricatural. Mas uma leitura atenta do noticiário mostra que a realidade, ainda que envolta em suposto glamour, é ainda mais escrachada que a ficção.
Cineweb
A sagacidade da história está exatamente em retratar essa figura complexa e sua jornada e transformá-lo em uma figura típica de nossa era, fruto de um estágio do capitalismo que permite sua existência.
Estado de São Paulo
Nesse filme maduro, e feito para um público em geral esquecido pelo cinema, o adulto inteligente, Costa Gavras mostra a antiga força do seu cinema. Sem ser panfletário, vai direto ao alvo e não mostra qualquer receio em afrontar o verdadeiro poder do nosso tempo.
O Globo
Como já havia feito em "O corte", Costa-Gavras consegue levar o espectador a nutrir simpatia por seu protagonista, por mais questionáveis que sejam seus atos. É aí que surge uma dúvida: será que as circunstâncias fariam com que todos nós tomássemos atitudes duvidosas?
Variety
Um ótimo melodrama passado no mundo contemporâneo das finanças e das trapaças, "O Capital" traz à tona nossas piores memórias da crise econômica de 2008.
Zero Hora
Portanto, por mais absurdo e cruel que possam parecer certos movimentos da jogatina financeira e política do filme, o que se vê tem sólido embasamento no sistema que tensiona e pulveriza a economia de muitos países.
CineClick
O cineasta também merece elogios pela habilidade insuspeita em transformar um drama sobre bancos e investimentos em algo atraente. Isso ocorre graças à dinâmica de thriller que dá à história...
A Tarde
O cineasta trabalha com câmera oscilante, que parece denotar o desequilíbrio das instituições bancárias, o ambiente de podridão das negociatas, que sempre parecem colocar seus agentes no fio da navalha.
Critikat.com
O filme caricatura, mas esta própria caricatura, por ser tão explícita (o que poderia lastimável), acaba atingindo o tom necessário para retratar personagens grosseiros. Depois, frequentemente, a oscilação do suspense basta para empolgar, fazendo esquecer o conto realista, teatral demais.
Instituto Moreira Salles
Se o senso de oportunidade do cineasta é indiscutível, o mesmo não se pode dizer da eficácia política e do alcance estético de seus filmes.[...] Por trás (ou à frente) de uma trama financeira nebulosa [...] desenrola-se um drama humano bastante banal...
Revista de Cinema
“O Capital”, por oras, soa didático, querendo explicar e clarificar todos os pormenores das questões políticas e econômicas das fraudes, em outros momentos, sem saber como fazê-lo, simplesmente joga termos e jargões no meio do filme.
Screen International
Costa-Gavras oferece au público a mensagem que os executivos não são capazes de manter os seus valores, por causa do sistema em que trabalha. O filme não diz muito mais do que isso, e acaba revelando bem menos do que pode ser lido nos jornais.
Télérama
Costa-Gavras não perdeu nada de sua indignação. Melhor. Pode-se discutir sobre o seu significado - que continua até hoje a defender a desregulamentação do mercado? [...] Seu objetivo é de entrar dentro do sistema financeiro, para se colocar no lugar do "inimigo" e ver como ele está organizado.
Chronic'art.com
Uma exibição impiedosa do mundo das finanças, mostrada pelos ângulos mais revoltantes. O que "O Capital" não percebe, é que a realidade descrita por ele coincide totalmente com os seus estereótipos.