Ocorreu um acidente durante as filmagens da cena em que uma fonte de sangue é jorrada da cama para o teto. A ideia original era que o quarto girasse lentamente, de forma a que o sangue jorrasse de maneira surrealista e atingisse a parede em curva. A equipe perdeu o controle do quarto, que ficou girando desordenadamente com o diretor e o câmera amarrados em cadeiras fixas dentro do próprio quarto e 250 litros de água colorida sendo jorrados. Quando se conseguiu enfim parar o quarto, as câmeras estavam danificadas e a equipe, inteiramente ensopada.
A Hora do Pesadelo marca a estréia de Johnny Depp no cinema.
Freddy Krueger foi criado por Wes Craven para ser mais um serial killer silencioso, no estilo de Jason Voorhess e Michael Myers. Nos filmes seguintes da série o personagem passou a ganhar mais humor negro.
O filme em que Nancy assiste para se manter acordada é Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio (1982), dirigido por Sam Raimi.
Na cena em que Nancy dorme na casa de Tina e Freddy Krueger se aproxima da cama através da parede é visível a máscara de hóquei utilizada pelo personagem Jason Voorhess, outro ícone dos filmes de terror.
Apesar de o título original mencionar um pesadelo na rua Elm, os únicos momentos em que se pode ver ou ouvir as palavras "Elm Street" durante o filme são nos créditos iniciais e de encerramento do filme.
Cerca de 500 galões de sangue falso foram usados durante as filmagens. Vale lembrar que o sangue de Freddy Krueger, no filme, é verde.
Por pouco A Hora do Pesadelo não foi finalizado. Quando as filmagens estavam em sua metade a New Line Cinema, produtora do filme, teve o contrato de distribuição do filme rompido. Sem dinheiro em caixa, o estúdio ficou duas semanas sem pagar os integrantes do elenco e da equipe de produção do filme, até um novo acordo de distribuição ser fechado. Durante este período as filmagens ocorreram normalmente, com nenhum integrante tendo abandonado a produção. No final, O sucesso de A Hora do Pesadelo nos cinemas evitou a falência da New Line Cinema.
O orçamento de A Hora do Pesadelo foi de US$ 1,8 milhão, sendo que o filme arrecadou mais de US$ 25 milhões apenas nos Estados Unidos.
Seguido por A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy (1985), A Hora do Pesadelo 3 - Os Guerreiros dos Sonhos (1987), A Hora do Pesadelo 4 - O Mestre dos Sonhos (1988), A Hora do Pesadelo 5 - O Maior Horror de Freddy (1989), A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy (1991) e O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger (1994), e refilmado como A Hora do Pesadelo (2010). Além da série de filmes A Hora do Pesadelo, o personagem Freddy Krueger aparece também em Freddy x Jason (2003).