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críticas da imprensa
Critikat.com
por Benoît Smith
A morte não é nem um pouco a finalidade do discurso [de Manoel de Oliveira]. Pelo contrário, é um meio de refletir sobre um discurso de si mesmo, sua arte e sua relação ao mundo - um discurso tranquilamente lúcido, pessoal mas direcionado a todos, escapando da morbidez.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Folha de São Paulo
por Sérgio Alpendre
Hoje em dia, o leitor não está acostumado a ser confrontado desse jeito. Então, modificando um pouco o conselho e pensando na lamentável taxa de abandono das salas nos filmes anteriores de Manoel de Oliveira, recomendo ao espectador que seja mais paciente, porque "O Estranho Caso de Angélica" é cinema de verdade.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
Imagem, memória, amor e poesia se confundem no cinema de Manoel de Oliveira, são quase termos intercambiáveis. Mas isso não se dá de modo adocicado, sentimental ou autoindulgente, mas, ao contrário, sob a forma de atrito e estranhamento.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
New York Times
por A.O. Scott
"O Estranho Caso de Angélica" existe na forma como ele equilibra esse misticismo com um sentido completamente secular dos negócios da vida cotidiana [...] O mundo visto através da lente do Sr. Oliveira é tão fresco como se tivesse acabado de ser descoberto e tão grosso com segredos como se sempre tivesse existido.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Cineweb
por Alysson Oliveira
o que domina o filme é o embate entre o materialismo e o misticismo, materializado no romance de Angélica e Isaac. Do alto de sua centena de anos, mais uma vez, Manoel fez um filme de um frescor juvenil, permeado pela experiência de uma vida.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Screen International
por Jonathan Romney
Uma contemplação do amor e da metafísica, "O Estranho Caso de Angélica" mostra Oliveira experimentando novos truques visuais, mas o tom árido e o ambiente fúnebre fazem deste filme algo que só deve agradar os fãs mais fervorosos do cinema de arte.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Variety
por Robert Koehler
"O Estranho Caso de Angélica" demonstra um exemplo particularmente bem sucedido do tema preferido do diretor, o amor impossível, retratado de maneira precisa e cômica.
A crítica completa está disponível no site Variety
Cinética
por Filipe Furtado
"O Estranho Caso de Angélica" é Isaac a correr desesperado pela paisagem portuguesa, mas também o delírio apaixonante do abraço do fantasma de Angélica. O sorriso de Angélica, por fim, igualmente nos assusta e maravilha.
A crítica completa está disponível no site Cinética
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A morte não é nem um pouco a finalidade do discurso [de Manoel de Oliveira]. Pelo contrário, é um meio de refletir sobre um discurso de si mesmo, sua arte e sua relação ao mundo - um discurso tranquilamente lúcido, pessoal mas direcionado a todos, escapando da morbidez.
Folha de São Paulo
Hoje em dia, o leitor não está acostumado a ser confrontado desse jeito. Então, modificando um pouco o conselho e pensando na lamentável taxa de abandono das salas nos filmes anteriores de Manoel de Oliveira, recomendo ao espectador que seja mais paciente, porque "O Estranho Caso de Angélica" é cinema de verdade.
Instituto Moreira Salles
Imagem, memória, amor e poesia se confundem no cinema de Manoel de Oliveira, são quase termos intercambiáveis. Mas isso não se dá de modo adocicado, sentimental ou autoindulgente, mas, ao contrário, sob a forma de atrito e estranhamento.
New York Times
"O Estranho Caso de Angélica" existe na forma como ele equilibra esse misticismo com um sentido completamente secular dos negócios da vida cotidiana [...] O mundo visto através da lente do Sr. Oliveira é tão fresco como se tivesse acabado de ser descoberto e tão grosso com segredos como se sempre tivesse existido.
Cineweb
o que domina o filme é o embate entre o materialismo e o misticismo, materializado no romance de Angélica e Isaac. Do alto de sua centena de anos, mais uma vez, Manoel fez um filme de um frescor juvenil, permeado pela experiência de uma vida.
Screen International
Uma contemplação do amor e da metafísica, "O Estranho Caso de Angélica" mostra Oliveira experimentando novos truques visuais, mas o tom árido e o ambiente fúnebre fazem deste filme algo que só deve agradar os fãs mais fervorosos do cinema de arte.
Variety
"O Estranho Caso de Angélica" demonstra um exemplo particularmente bem sucedido do tema preferido do diretor, o amor impossível, retratado de maneira precisa e cômica.
Cinética
"O Estranho Caso de Angélica" é Isaac a correr desesperado pela paisagem portuguesa, mas também o delírio apaixonante do abraço do fantasma de Angélica. O sorriso de Angélica, por fim, igualmente nos assusta e maravilha.