Mistério no Mediterrâneo
    Fraco
    Mistério no Mediterrâneo

Figurinha repetida

por Francisco Russo

Adam Sandler deve ser um cara muito bacana, tamanha a quantidade de astros de Hollywood que consegue atrair para suas produções - afinal de contas, convenhamos, não é por valores artísticos nem grandes cachês que isto acontece. Alguns deles aceitam até mesmo repetir a dose, como acontece com Jennifer Aniston neste Mistério no Mediterrâneo - antes já tinham trabalhado juntos no bacana Esposa de Mentirinha. A grande pergunta é: por quê?

Por maior que seja a amizade ou mesmo o prazer em trabalhar junto, é ao menos questionável o motivo de Aniston ter aceito este papel, pelo modo como sua personagem é representada. Se Sandler mais uma vez reprisa seu personagem grosseiro de bom coração, tantas vezes visto em tantos de seus filmes, é impressionante - mas não surpreendente - que as piadas vulgares inseridas neste filme volta e meia sirvam para enganar ou diminuir sua própria esposa. Senão, vejamos: Sandler questiona um milionário se estaria interessado em pagar para ter relações sexuais com Audrey, para logo em seguida emendar o quanto pagaria; ele a diminui devido ao seu trabalho como cabeleireira; constantemente mente para ela por pura vaidade pessoal, ao esconder a reprovação nos testes para detetive; sequer respeita o tempo de casado ao mais uma vez mentir, quando é pressionado sobre a prometida e nunca cumprida viagem de lua-de-mel à Europa.

Se tamanha coletânea de grosserias faz parte do arsenal habitual do comediante, é de se estranhar que, nos dias atuais, uma atriz de renome como Aniston ainda concorde em se sujeitar a este tipo de personagem, o da mulher que aceita tudo que vem do marido com um sorriso no rosto ou perdão após breves desculpas.

Questionamentos morais a parte, Mistério no Mediterrâneo tem duas facetas que se alternam no longa-metragem: a primeira é a típica comédia vulgar de Sandler, que tanto atrai amantes quanto detratores; a segunda é uma certa paródia aos filmes de mistério a la Agatha Christie, no sentido de brincar com elementos de suspense que tanto atraíam a escritora. Em escancarada citação à trama de Assassinato no Expresso do Oriente, o tal mistério do título acontece em um ambiente isolado rodeado de possíveis autores. Desvendar o responsável é o pulo do gato, mesclando thriller investigativo com as trapalhadas do casal que a tudo presencia, sempre por acaso.

É a partir do assassinato que o filme, enfim, encontra um rumo. Sob o verniz do verão europeu, com uma fotografia que explora as belíssimas paisagens de Mônaco, o roteiro de James Vanderbilt se transforma em uma rocambolesca busca pelo responsável pelo crime, variando (e descartando) suspeitos com imensa agilidade. O crime em si não importa, o foco é mesmo na dinâmica entre Sandler & Aniston em fugir dos imprevistos que surgem a todo instante. Não chega a brilhar, mas funciona.

É uma pena que Mistério no Mediterrâneo demore tanto a se encontrar, perdendo cerca da metade de sua duração em piadas tolas e preconceituosas. Sandler e Aniston possuem um bom timing juntos e, por mais que este seja inferior a Esposa de Mentirinha, até diverte quando o longa decide abandonar de vez as grosserias. Trata-se do melhor filme lançado pelo ator na Netflix, por mais que, ainda assim, tenha seus problemas não apenas pelo humor empregado mas também pelo exagero nos estereótipos em relação aos coadjuvantes da trama.

• Luis Cláudio
      Lamentável.Grosseria contínua de Adam Sandler e contínua cara de pateta da Jennifer Aniston. Aliado ao um esteriótipo ridículo da policia francesa associado a um detetive fumante compulsivo e estúpido. Nota 1,5.
    • Maria C
      Eu me diverti muito com o filme... muito bom ver Adam e Jennifer juntos de novo. Esqueci meus problemas e me entreguei para a trama e ri bastante. Valeu mesmo.
    • `L30` P
      Que critica sem nexo nenhum,se levar pra esse lado dele estar “perguntando o preço pelo suposto sexo com a mulher dele” ela mesmo estava adorando pq tava tão empolgada para ir,com certeza uma feminista fazendo a crítica,escreveu uma 30 linhas que não representam 10 minutos de filme kkk,não vejo ele denegrindo a mulher dele,a pior crítica que já li
    • Carlos Eduardo L
      Filme pra sessão da tarde.Humor meio fraco, mas teve um ótimo desfecho, isso agradou bastante meio pro fim. Mas esses posicionamentos q destacou na crítica, na boa.... não é obrigação de hollywood ficar militando toda hora.
    • Wander Wilson Campanha
      Se vocês dizem que é ruim, assistirei porque certamente é ótimo!
    • Felipe Sousa
      É um filme ok, consegue arrancar boas risadas e cumpre bem o seu papel.O problema (da crítica, no caso) é querer que todo e qualquer filme tenha algum tipo de discurso ou ato empoderado ou politicamente correto.É só entretenimento, e às vezes isso basta.
    • Anna R
      Hahahhahahaha que crítica mais adolescente, ressentida e mimada. O filme não é lá essas coisas, mas o texto acima foi patético.
    • Bruno [FM]
      HILÁRIO!Não esperava que fosse gostar tanto. Um roteiro muito bem elaborado (causando inveja em muitos filmes sérios de suspense por ai). Jennifer Aniston está demais nesse filme! E como sou fã dos livros da Agatha Christie e afins, pra mim foi uma comédia prato cheio. Cheia de requinte e com um clima de mistério até melhor do que a própria adaptação atual de Assassinato no Expresso do Oriente. Justamente por isso não foi só uma excelente sátira, como também algo bem irônico. Pra mim o melhor filme com o Adam Sandler até agora.
    • Roberta Laranja Vincler
      Não se pode nem mais rir de piada por conta de feminismo. Que geração chata estamos vivendo. O filme não foi feito pra ser digno de Óscar e nem para levantar discussão politicamente correta. Não é drama, é comédia! É apenas uma distração, uma sessão da tarde bobinha para tirar algumas risadas. E neste propósito o filme foi ótimo. Me diverti e não me senti inferior ao homem só por causa das piadinhas bobas e comuns do Sandler. Vida que segue. CHATOS!
    • Genumano
      Depois desse filme, o conceito de esposa de mentirinha subiu de ruim para bom. Quem diria?Esposa de mentirinha agora é 5/10 e esse é 2/10.Detalhe que sempre pulo filmes de Adam Sandler, mas agora que estou casado e a esposa gosta, tenho que agradar, embora não assista o filme inteiro.
    • Genumano
      O pior que fazem é para eles mesmo e a audiência lá é enorme.
    • Cláudio F
      Filme muito fraco até onde eu consegui assistir, depois não deu mais.... Será que os americanos gostam desse tipo de filme. To achando que eles fazem só pra alguns idiotas brasileiros...
    • francisca vieira
      SE TEM ADAM SANDLER JA É MOTIVO PARA EU NAO VER O FILME
    • francisca vieira
      Um filme com adan sandler é suficiente para eu nao ver
    • Jackson A L
      O filme brinca com o Assassinato no Expresso Oriente, (inclusive no final) só que desta vez o crime acontece em uma embarcação. Adam Sandler, quem assiste, já sabe o que irá encontrar, é sempre o mesmo personagem boa praça com piadinhas toscas. O filme contém algumas boas cenas, além de uma bela fotografia. Não que seja um excelente filme, mas os do Adam Sandler feito produzido pela Netflix, este supera os demais!
    • l2k99
      Filminho bem mais ou menos. A critica faz jus. Até dá para assistir se vc não tiver nada melhor para fazer.
    • Marcus Vinicius Nunes
      gostei sempre e bom ver essa dupla ... filme como começo meio e fim. nota 7.8
    • Ádamos K.
      Crítica merda! Puro modismo essa besteira de feminismo... Filme top
    • Rafael Paim
      critica ruim mesmo. O filme é uma comédia muito divertida. Assitam!
    • Ricardo Fortes
      Eu gostei, só a cena de perseguição ao som de AC/DC já vale o filme todo.