Início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos própios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.
Obra prima de um dos maiores documentaristas do mundo, Eduardo Coutinho entrega aqui um exemplar obrigatório sobre desigualdades que assola o Brasil.
Cid V
207 seguidores
472 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 30 de setembro de 2023
Esse documentário de Coutinho é não só um dos melhores do gênero, como um dos melhores filmes do cinema nacional em todos os tempos.
Mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2023/09/filme-do-dia-cabra-marcado-para-morrer.html
cinetenisverde
28.182 seguidores
1.122 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 16 de janeiro de 2017
O documentário que Eduardo Coutinho começou a produzir nos anos 60 e que foi interrompido após o golpe militar tendo 40% do roteiro filmado e apreendido pela polícia como material subversivo vira um filme completo só na década de 80, com a reabertura política e o reencontro do diretor e sua película. E não apenas isso: o reencontro da história de Elizabeth Teixeira, a viúva de João Pedro, líder dos camponeses assassinado ...
Leia Mais
Alvino
10 seguidores
21 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 18 de janeiro de 2016
Atores sociais tão fortes, cada um com sua maneira de guardar e ver a história. Cabra Marcado para morrer é interessante por ser diferente: com a dramatização - "Tem gente lá fora!" - e ainda por ser um documentário mais o documentário do documentário! Um filme que atravessa décadas.
- Eduardo Coutinho iniciou as filmagens em 1964, mas elas foram interrompidas devido ao golpe militar ocorrido no mesmo ano no Brasil;- Vinte anos depois, foram reunidos os mesmos técnicos, locais e personagens reais para que o filme fosse retomado.- Eleito o quarto melhor filme nacional de todos os tempos segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
Golpe militar
Eduardo Coutinho iniciou as filmagens em 1964, mas elas foram interrompidas devido ao golpe militar ocorrido no mesmo ano no Brasil. Vinte anos depois, foram reunidos os mesmos técnicos, locais e personagens reais para que o filme fosse retomado.
Prêmios
FESTIVAL DE BERLIMGanhouPrêmio FIPRESCI - Fórum do Novo CinemaPrêmio Interfilm - Fórum do Novo Cinema
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor Mapa Filmes
Ano de produção1984
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 3 curiosidades
Orçamento-
Data de retorno 14/09/2012
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade