Minha conta
    A Enseada
    Críticas AdoroCinema
    4,0
    Muito bom
    A Enseada

    Quase um filme de terror

    por Lucas Salgado

    Uma coisa que geralmente acontece com documentários é que muitas vezes o objeto do filme é mais significativo do que o filme em si. E isso ocorre em A Enseada, cujos temas levantados são tão significativos e impactantes que superariam qualquer defeito na estrutura da produção. O que torna o longa único, no entanto, é que além de tratar de um tema importantíssimo consegue fazê-lo realizando um cinema extremamente bem sucedido.

    Apesar de ser essencialmente um documentário, o filme se apresenta em alguns momentos como um thriller de espionagem e conta com cenas mais assustadoras do que muito terror/suspense que vemos por aí.

    Vencedor do Oscar de Melhor Documentário, The Cove (no original) é um filme protesto sobre o aterrorizante abate de golfinhos na província de Taiji, no Japão, e expõe todas as mazelas das práticas de pescas no país oriental. Ao ser restringido por organizações internacionais de caçar baleias de grande porte, o Japão concentrou sua caça no golfinhos.

    O longa é dirigido por Louie Psihoyos, que entrou no projeto à convite de Richard O'Barry, um dos maiores defensores dos golfinhos em todo mundo, tendo sido preso inúmeras vezes tentando livrar a espécie de cativeiros. Rick, como é conhecido, foi um dos principais responsáveis pela série de TV "Flipper" e faz uma mea culpa ao considerar que a série é o principal motivo pelo interesse de parques aquáticos de todo mundo procurarem golfinhos.

    A enseada em questão é um praia em que pescadores japoneses cercam golfinhos para primeiro selecionar quais irão para cativeiro e, em seguida, matar os que sobraram. Além de criticar esta horrível prática, o filme mostra ainda que a carne dos golfinhos abatidos possuem alto nível de mercúrio e, por tanto, não são recomendadas para o consumo. Tal fato é completamente ignorado pelo políticos japoneses, que escondem a informação da população.

    A Enseada é um filme para se assistir e para não se esquecer. Imperdível.

    Quer ver mais críticas?
    Back to Top