Foi o próprio diretor James Wong quem convidou Ayumi Hamasaki para que compusesse e cantasse a música-tema do filme. Wong acreditava que, como a série foi criada no Japão, a canção deveria ser em japonês e interpretada por uma cantora japonesa.
Baseado na série de animação Dragon Ball, lançada em 1986, que por sua vez, se inspirou no mangá homônimo.
Os direitos de adaptação da série foram adquiridos pela 20th Century Fox anos antes, mas uma adaptação nunca tinha recebido autorização do estúdio. Isto apenas ocorreu devido à greve de roteiristas de 2007 e 2008.
Inicialmente o título original seria apenas "Dragonball", como homenagem à série original. A palavra "Evolution" foi incluída para passar a impressão de que o filme é uma forma diferente e evoluída da saga.
Stephen Chow é um grande fã da série Dragon Ball Z e logo se interessou em ser um dos produtores de Dragonball Evolution. Chow pensou em também ser o diretor do filme, mas desistiu por acreditar que deva apenas dirigir histórias de sua autoria.
Tom Welling, astro da série Smallville: As Aventuras do Superboy (2001–2011), esteve cotado para interpretar Goku.
O personagem Piccolo foi oferecido a Ron Perlman, que o recusou para atuar em Hellboy 2 - O Exército Dourado (2008).
James Kyson Lee fez testes para o personagem Yamcha.
Jamie Chung, intérprete de Chi Chi, fez testes também para a personagem Bulma. O produtor Stephen Chow queria que Kitty Zhang Yugi fosse a intérprete de Chi Chi.
Akira Toriyama, criador da série Dragon Ball, é um grande fã do ator Jackie Chan e tentou escalá-lo no elenco, como o personagem Mestre Roshi. Chan foi contactado pelos produtores, mas não acertou sua presença devido a conflitos de agenda com outras filmagens.
Para se preparar para o personagem Goku, Justin Chatwin leu todas as revistas em quadrinhos baseadas em Dragon Ball e ainda "The Journey of the West", clássico livro chinês que serviu de inspiração para a série. Além disto Chatwin praticou artes marciais e acrobacias.
Eram necessárias 4 horas para a aplicação da maquiagem necessária para que James Marsters se tornasse o personagem Piccolo.
As filmagens ocorreram entre novembro de 2007 e março de 2008.
A maioria das cenas foi rodada em uma fábrica de jeans abandonada em Durango, no México.
As cidades vistas em cena foram criadas com um visual futurista, assim como ocorre na série, mas possuem também traços astecas e orientais.
Luis Arrieta, intérprete do personagem Weaver, rodou suas cenas em apenas um dia.