Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Blogs Pop
por Rodrigo Ortiz
Visualmente, o filme também é uma pérola, seja com efeitos visuais de primeira ou mesmo com um ótimo trabalho de câmera. [...] Não existem contra-indicações para “Homem de Aço”. É muito difícil não encontrar pelo menos uma coisa que agrade neste longa...
A crítica completa está disponível no site Blogs Pop
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
A próxima vez de revir "Man of Steel" será só de olho nas mulheres do herói, na sua diversidade, complexidade – e beleza. E depois vou querer ver mais uma pela paráfrase bíblica [...]. Um filme com essa riqueza de detalhes não se esgota em uma nem duas visões.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Chicago Sun-Times
por Matt Zoller Seitz
"O Homem de Aço" é em muitos aspectos um filme surpreendente, mas não faz nada para acabar com as reclamações de que o gênero super-herói de grande orçamento é basicamente adolescente, que o seu desenvolvimento criativo foi detido por anos e não deve se mover tão cedo.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cinema com Rapadura
por Thiago Siqueira
Snyder conduz a fita com seriedade inabalável desde seu primeiro frame, mergulhando a audiência no drama de Clark e deixando de lado seus vícios estéticos mais conhecidos, como a câmera lenta, e embarcando de maneira mais naturalista na narrativa.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinema10
por Murillo JAF
A proeminência do longa está no drama, na história, nos modos utilizados para atualizar o Super-Homem à atual geração, mantendo o divo norte-americano, trajado com as cores da bandeira, adequado às exigências dos espectadores contemporâneos e fiel a certos objetivos da criação original...
A crítica completa está disponível no site Cinema10
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
Quem faz a diferença no projeto é o diretor Zack Snyder, que impõe sua mistura de épico-kitsch com um senso intenso da ação. Por isso, "O Homem de Aço" pode até perder tempo com digressões humanitárias porque, em meio a elas, quem paga o ingresso adquire o direito de receber doses cavalares de cinema game.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Omelete
por Érico Borgo
"O Homem de Aço" não é um filme de heróis típico. Entre cenas que buscam emotividade, permite-se explosões de fisicalidade e grandiloquência no melhor estilo "Os Vingadores"...
A crítica completa está disponível no site Omelete
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
Para a habitual pergunta sobre a necessidade de um novo filme sobre as origens de um super-herói, "O Homem de Aço" responde simplesmente servindo-se de tanto espetáculo e ação - minuto a minuto, quadro a quadro - como em qualquer filme que alguém pudesse pensar.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Zero Hora
por Ticiano Osório
[...] é bastante feliz a combinação entre o roteiro de Nolan e Goyer, a concepção visual de Snyder e a música de Hans Zimmer. É este, definitivamente, o retorno do Super-Homem, reconduzido ao Olimpo do qual ele foi o pioneiro ocupante, lá em 1938, como o primeiro super-herói dos quadrinhos.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
CineClick
por Daniel Reininger
O tom dramático soa por vezes exagerado, principalmente para quem está acostumado com o universo Marvel. [...] Zack Snyder amadureceu como diretor, entretanto, sua maior qualidade permanece – a capacidade de criar uma obra visualmente bela, que merece ser vista em Imax.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Preview
por Mariane Morisawa
A história tem problemas, mas funciona. Curioso é ver Zack Snyder afastar-se do seu estilo. No início, "O Homem de Aço" tem um quê de "Matrix", nas cenas de flashback parece "A Árvore da Vida", e no longo clímax, com explosões excessivas, lembra uma produção de Michael Bay.
A crítica completa está disponível no site Preview
Chronic'art.com
por Jérôme Momcilovic
Velocidade, movimento, cenas de guerra: o resultado é, neste sentido, poderoso. Snyder é o mestre na arte de transformar tudo - o cenário, os personagens - em figuras poderosas e graciosas, jogadas ao ar em bruscos efeitos de aceleração...
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Infelizmente, porém, todas estas virtudes técnicas e mesmo o excelente elenco acabam sendo sabotados não só pelo roteiro previsível e inchado, mas também – e especialmente – pela estrutura narrativa equivocada adotada por Snyder e pelo montador David Brenner.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cineweb
por Neusa Barbosa
Encarnando o herói com charme discreto, Henry Cavill usa sua bela figura sem espalhafato [...] Essas sequências de fúria digital duram um pouco além da conta, quebrando o ritmo do filme e chegam a cansar.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Critikat.com
por Théo Ribeton
"O Homem de Aço", obra desigual, alterna sucessos e fracassos no que diz respeito à rigidez semidivina do personagem, que Zack Snyder nem sempre consegue representar. Quando consegue, [o cineasta] reanima a dimensão abstrata das aventuras de Superman...
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Diário de Pernambuco
por Júlio Cavani
Cinematograficamente, o filme tem uma condução fluida até os momentos finais, quando começa uma pancadaria esticada até a monotonia. No desfecho, há ainda aquela velha preguiça mental.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Estado de Minas
por Carolina Braga
"O Homem de Aço" é essencialmente um filme de luta e destruição. Como já demonstrou em outras oportunidades, eis um mar onde Snyder sabe navegar. Se você é amante dos longas de ação, pode se tranquilizar.
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
New York Times
por Manohla Dargis
Snyder não é capaz de criar um mito, mas à sua maneira, por vezes poética, por vezes bruta, ele deu ao Superman um novo sopro de vida de franquia, afirmando que este herói americano é também um alienígena que deseja respirar livre.
A crítica completa está disponível no site New York Times
The Guardian
por Peter Bradshaw
Este é um filme de super-herói grandioso, inchado, repetitivo, que traz o que prometeu em grande escala, mas em duração excessiva. Eu senti falta dos pequenos prazeres inocentes, gentis, de quando Superman combatia o crime de todos os dias...
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Télérama
por Jacques Morice
Zack Snyder ("Watchmen - O Filme") filma sem erros significativos, alternando momentos de calma e de ação, cuidando dos efeitos especiais [...] Resta a impressão de uma mistura calculada, divertida, mas sem originalidade.
A crítica completa está disponível no site Télérama
A Tarde
por Bruno Porciuncula
Após mais de duas horas de projeção, o que temos é um filme razoável de ação que será facilmente esquecido. O tom sério e a busca pela realidade se sobrepõem a fantasia, tornando a experiência abaixo das expectativas.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
O Globo
por Rodrigo Fonseca
Mais próximo da cartilha da ficção científica do que das convenções dos filmes de super-herói, enfraquecido por uma proposta de montagem com idas e vindas no tempo, "O Homem de Aço" ("Man of Steel") só alça voo quando Kevin Costner está em cena.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Screen International
por Tim Grierson
"O Homem de Aço" propõe um grande espetáculo, mas depois de um tempo a ênfase nos grandes gestos ou no estilo extremamente sério não parece mais heroico, apenas exagerado.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Variety
por Scott Foundas
Esta atração de marketing frenética, brilhantemente vendida, parece destinada a cativar as plateias, apesar da falta de humor e da estética barulhenta (nos visuais e no som) que deixa muito a desejar.
A crítica completa está disponível no site Variety
Cineplayers
por Demetrius Caesar
Uma confusa mistura de religião, militarismo e grosseira sexualidade. [...] Cavill, mau ator, passa o filme fazendo pose e é incapaz de expressar sentimento [...]; temos a impressão de que os atores nos filmes de Snyder estão lá prioritariamente para exibir o corpo.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
Esse fenômeno da falta de ideias e da sobrecarga de efeitos especiais afeta ainda mais o outro blockbuster que também entra em cartaz – "O Homem de Aço". Se "Cavaleiro Solitário" pelo menos tem humor, essa história dos primórdios do Super-Homem carrega o peso adicional da extrema seriedade.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Blogs Pop
Visualmente, o filme também é uma pérola, seja com efeitos visuais de primeira ou mesmo com um ótimo trabalho de câmera. [...] Não existem contra-indicações para “Homem de Aço”. É muito difícil não encontrar pelo menos uma coisa que agrade neste longa...
Estado de São Paulo
A próxima vez de revir "Man of Steel" será só de olho nas mulheres do herói, na sua diversidade, complexidade – e beleza. E depois vou querer ver mais uma pela paráfrase bíblica [...]. Um filme com essa riqueza de detalhes não se esgota em uma nem duas visões.
Chicago Sun-Times
"O Homem de Aço" é em muitos aspectos um filme surpreendente, mas não faz nada para acabar com as reclamações de que o gênero super-herói de grande orçamento é basicamente adolescente, que o seu desenvolvimento criativo foi detido por anos e não deve se mover tão cedo.
Cinema com Rapadura
Snyder conduz a fita com seriedade inabalável desde seu primeiro frame, mergulhando a audiência no drama de Clark e deixando de lado seus vícios estéticos mais conhecidos, como a câmera lenta, e embarcando de maneira mais naturalista na narrativa.
Cinema10
A proeminência do longa está no drama, na história, nos modos utilizados para atualizar o Super-Homem à atual geração, mantendo o divo norte-americano, trajado com as cores da bandeira, adequado às exigências dos espectadores contemporâneos e fiel a certos objetivos da criação original...
Folha de São Paulo
Quem faz a diferença no projeto é o diretor Zack Snyder, que impõe sua mistura de épico-kitsch com um senso intenso da ação. Por isso, "O Homem de Aço" pode até perder tempo com digressões humanitárias porque, em meio a elas, quem paga o ingresso adquire o direito de receber doses cavalares de cinema game.
Omelete
"O Homem de Aço" não é um filme de heróis típico. Entre cenas que buscam emotividade, permite-se explosões de fisicalidade e grandiloquência no melhor estilo "Os Vingadores"...
The Hollywood Reporter
Para a habitual pergunta sobre a necessidade de um novo filme sobre as origens de um super-herói, "O Homem de Aço" responde simplesmente servindo-se de tanto espetáculo e ação - minuto a minuto, quadro a quadro - como em qualquer filme que alguém pudesse pensar.
Zero Hora
[...] é bastante feliz a combinação entre o roteiro de Nolan e Goyer, a concepção visual de Snyder e a música de Hans Zimmer. É este, definitivamente, o retorno do Super-Homem, reconduzido ao Olimpo do qual ele foi o pioneiro ocupante, lá em 1938, como o primeiro super-herói dos quadrinhos.
CineClick
O tom dramático soa por vezes exagerado, principalmente para quem está acostumado com o universo Marvel. [...] Zack Snyder amadureceu como diretor, entretanto, sua maior qualidade permanece – a capacidade de criar uma obra visualmente bela, que merece ser vista em Imax.
Preview
A história tem problemas, mas funciona. Curioso é ver Zack Snyder afastar-se do seu estilo. No início, "O Homem de Aço" tem um quê de "Matrix", nas cenas de flashback parece "A Árvore da Vida", e no longo clímax, com explosões excessivas, lembra uma produção de Michael Bay.
Chronic'art.com
Velocidade, movimento, cenas de guerra: o resultado é, neste sentido, poderoso. Snyder é o mestre na arte de transformar tudo - o cenário, os personagens - em figuras poderosas e graciosas, jogadas ao ar em bruscos efeitos de aceleração...
Cinema em Cena
Infelizmente, porém, todas estas virtudes técnicas e mesmo o excelente elenco acabam sendo sabotados não só pelo roteiro previsível e inchado, mas também – e especialmente – pela estrutura narrativa equivocada adotada por Snyder e pelo montador David Brenner.
Cineweb
Encarnando o herói com charme discreto, Henry Cavill usa sua bela figura sem espalhafato [...] Essas sequências de fúria digital duram um pouco além da conta, quebrando o ritmo do filme e chegam a cansar.
Critikat.com
"O Homem de Aço", obra desigual, alterna sucessos e fracassos no que diz respeito à rigidez semidivina do personagem, que Zack Snyder nem sempre consegue representar. Quando consegue, [o cineasta] reanima a dimensão abstrata das aventuras de Superman...
Diário de Pernambuco
Cinematograficamente, o filme tem uma condução fluida até os momentos finais, quando começa uma pancadaria esticada até a monotonia. No desfecho, há ainda aquela velha preguiça mental.
Estado de Minas
"O Homem de Aço" é essencialmente um filme de luta e destruição. Como já demonstrou em outras oportunidades, eis um mar onde Snyder sabe navegar. Se você é amante dos longas de ação, pode se tranquilizar.
New York Times
Snyder não é capaz de criar um mito, mas à sua maneira, por vezes poética, por vezes bruta, ele deu ao Superman um novo sopro de vida de franquia, afirmando que este herói americano é também um alienígena que deseja respirar livre.
The Guardian
Este é um filme de super-herói grandioso, inchado, repetitivo, que traz o que prometeu em grande escala, mas em duração excessiva. Eu senti falta dos pequenos prazeres inocentes, gentis, de quando Superman combatia o crime de todos os dias...
Télérama
Zack Snyder ("Watchmen - O Filme") filma sem erros significativos, alternando momentos de calma e de ação, cuidando dos efeitos especiais [...] Resta a impressão de uma mistura calculada, divertida, mas sem originalidade.
A Tarde
Após mais de duas horas de projeção, o que temos é um filme razoável de ação que será facilmente esquecido. O tom sério e a busca pela realidade se sobrepõem a fantasia, tornando a experiência abaixo das expectativas.
O Globo
Mais próximo da cartilha da ficção científica do que das convenções dos filmes de super-herói, enfraquecido por uma proposta de montagem com idas e vindas no tempo, "O Homem de Aço" ("Man of Steel") só alça voo quando Kevin Costner está em cena.
Screen International
"O Homem de Aço" propõe um grande espetáculo, mas depois de um tempo a ênfase nos grandes gestos ou no estilo extremamente sério não parece mais heroico, apenas exagerado.
Variety
Esta atração de marketing frenética, brilhantemente vendida, parece destinada a cativar as plateias, apesar da falta de humor e da estética barulhenta (nos visuais e no som) que deixa muito a desejar.
Cineplayers
Uma confusa mistura de religião, militarismo e grosseira sexualidade. [...] Cavill, mau ator, passa o filme fazendo pose e é incapaz de expressar sentimento [...]; temos a impressão de que os atores nos filmes de Snyder estão lá prioritariamente para exibir o corpo.
Estado de São Paulo
Esse fenômeno da falta de ideias e da sobrecarga de efeitos especiais afeta ainda mais o outro blockbuster que também entra em cartaz – "O Homem de Aço". Se "Cavaleiro Solitário" pelo menos tem humor, essa história dos primórdios do Super-Homem carrega o peso adicional da extrema seriedade.