Interestelar
    • Rubens Ewald
    • Télérama

Almanaque Virtual

por Rodrigo Fonseca

Apesar da fantasia de ficção científica que veste, “Interestelar” é um faroeste. Um faroeste metafísico. Um bangue-bangue sem tiros (mas com cenas de perigo com adrenalina fora das CNTPs toleráveis).

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinemascope

por Fausto Fernandes

Um roteiro ambicioso e cheio de surpresas e pirações, bem argumentadas por sinal. Vale pelo argumento, vale pelas imagens, vale pelo diretor, vale pelo elenco e vale, principalmente, em tela grande.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

New York Times

por A. O. Scott

"Interstellar" pode ocupar o seu lugar no panteão dos filmes espaciais porque responde a uma necessidade terrena aguda, um desejo não só de aventura e novidade, mas também, no fim das contas, de conforto.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Papo de Cinema

por Robledo Milani

"Interestelar" é grandioso, solene e emocionante, mas também sabe ser direto, preciso e objetivo em suas aspirações. Elementos imprescindíveis que o fazem ser uma obra absolutamente completa.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Este épico grandiosamente concebido e executado tenta dar peso igual para as emoções humanas íntimas e especulações sobre o cosmos, com resultados mistos, mas nunca menos do que cativantes, por vezes, mais do que isso.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Scott Foundas

Visualmente e conceitualmente, o filme é tão audacioso quanto qualquer outro feito por Nolan, mas este nono longa-metragem é emocionalmente mais acessível do que os suspenses cerebrais e os filmes do Batman.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Ao longo de suas quase três horas de duração, Interestelar atinge momentos de alto impacto, sobretudo visual (ampliado na projeção IMAX). Mas é uma viagem que transcorre de forma irregular por conta da ambição do diretor...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Nolan é daquele tipo de cineasta que consegue transitar nos dois mundos. [...] Seus filmes conseguem ser inteligentes o suficiente para despertar elogios inflados dos críticos, ao mesmo tempo alcançado o topo das bilheterias de cada ano respectivo.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

A Tarde

por Adalberto Meireles

Christopher Nolan explica tudo, entra em detalhes e soa às vezes cansativo. Este talvez seja o problema do filme: não resguardar o mistério, carta na manga de "2001 – Uma Odisseia no Espaço", que se mantém incólume há 46 anos.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Chicago Sun-Times

por Matt Zoller Seitz

A câmera raramente conta a história nos filmes de Nolan.[...] Ainda assim, "Interstellar" é um filme impressionante, às vezes assombroso, que tomou conta de mim ao ponto de desvanecer minhas objeções usuais ao trabalho de Nolan.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Chronic'art.com

por Louis Blanchot

O mérito de "Interestelar" é vencer onde tinha fracassado "A Origem", ou seja, por trás do conceito do subconsciente e do fetiche das viagens no espaço e no tempo, ampliar todos os limites do blockbuster, transfigurando-o em um melodrama capaz de acolher 3, 4, 5 filmes, um colado no outro.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

CineClick

por Daniel Reininger

O longa vai muito além da ciência. É capaz de emocionar e divertir com belas imagens, enquanto conta uma grande história sobre o que é ser humano e as consequências de nossas escolhas.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Critikat.com

por Benoît Smith

No mundo atual dos blockbusters hollywoodianos onde prima o fascínio pelas máquinas e pela técnica, o interesse sincero [do diretor] pelo aspecto humano no imperativo de triunfar permanece uma singularidade preciosa.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Diário de Pernambuco

por Júlio Cavani

"Interestelar" resgata o fascínio das viagens a outros planetas. Esse tema, que costuma ficar restrito a aventuras mais fantasiosas, ganha uma versão relativamente plausível [...]. O resultado é impressionante, tanto pelo visual quanto pela maneira como essa possibilidade espacial é discutida.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Estado de Minas

por Helvécio Carlos

Para quem não entende ou tem interesse em física quântica, em alguns breves momentos o longa pode soar um pouco chato. Nada que não seja compensado pela beleza visual de algumas cenas, especialmente próximo do desfecho, que traz imagens sensacionais.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

"Interestelar" cresce à medida que adentra o mistério. Ou seja, quando envereda por aquele confim do conhecimento humano em que as teorias científicas deságuam em questões metafísicas...

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Nolan confirma a força espetacular de seu cinema ao recriar uma natureza não passiva e assombrada por forças, que lembra os melhores filmes de M. Night Shyamalan, diretor de "O Sexto Sentido".

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Omelete

por Marcelo Forlani

"Interestelar" é, sim, uma ficção científica das mais puristas, cheia de questionamentos e que explora como poucos não só a ciência, mas também a humanidade e conceitos nada científicos, como fé e amor.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Télérama

por Frédéric Strauss

Com a complexidade espaço-temporal, apresentada como a chave da intriga, aparece também a generosidade simples do cinema: estrelas em todos os papéis principais, imagens espetaculares. E sentimentos.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

Christopher Nolan parece sentir a necessidade de complicar demais sua trama, o que mina a fluência desta, restando aos atores fazerem o impossível para parecerem humanos em meio a torrentes de diálogos de tecnobaboseira.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineplayers

por Heitor Romero

O maior triunfo é também o maior problema de "Interestelar". Se em uma mão oferece uma trama interessante envolvendo viagens para novas galáxias, [...] na outra mão afoga muitas dessas ideias em excessivas teorizações matemáticas, mecanizando a emoção rogada pelo roteiro.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[...]  é curioso notar como "Interestelar" insiste em criar cenas de forte conteúdo emocional que acabam apenas lutando com a natureza fria, racional, da narrativa, num embate com resultados bastante irregulares.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Alysson Oliveira

Christopher Nolan mira em "2001: Uma Odisseia no Espaço" e acerta em "Gravidade" – ou seja, aspira uma profundidade filosófico-existencial, mas cai na superficialidade da fascinação por efeitos especiais e truques, além de um falatório mais longo do que uma viagem espacial.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Críticos.Com.Br

por Octavio Caruso

Unindo os fracos quarenta minutos iniciais e um terceiro ato estruturalmente frustrante, acredito que, por mais impactante que seja o primeiro contato com a trama, com um tema fascinante e reviravoltas espertas, suas falhas tendem a se destacar bastante em revisões.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Omelete

por Marcelo Hessel

Christopher Nolan tenta seguir esse roteiro emocional, apoiado por um elenco bem escolhido e pelo seu sempre competente trabalho de direção de arte, mas aos poucos o filme vai se acomodando nas escolhas usuais do diretor: a amarração excessiva, o tempo gasto nas explicações.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Revista Interlúdio

por Wellington Sari

Ao transformar em literal o que é figurado, ao explicar a quinta dimensão com as velhas amarras planas dos manuais de roteiro, o filme, que prometia (e, em partes, cumpre) uma viagem para universos desconhecidos, termina orbitando aquela Nebulosa Do Amor sobre a qual canta Herbert Vianna.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Screen International

por Tim Grierson

Prometendo mais do que cumpre, esta extravagância em ficção científica funciona melhor em sua vontade (ou habilidade) de homenagear um dos melhores filmes do gênero, "2001 - Uma Odisseia no Espaço". Mas o filme fica diminuído por sua história, que está longe de ser tão visionária.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Henry Barnes

Nolan nunca subestima o seu público, e mesmo assim, ao explorar o suspense do potencial humano, ele acaba esquecendo o público. Os relacionamentos [...] nunca parecem verdadeiros. Os personagens ficam perdidos no espaço.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

O Globo

por André Miranda

[Nolan] já deixou claro que gosta de jogar com percepções do espectador, aproveitando reviravoltas de roteiro para tal. [...] Só que escolher um universo inteiro, com todos os seus mistérios e as suas relações, como no caso desse “Interestelar”, aí foi um pouco demais.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Há alguma coisa no roteiro que deixou o filme desconjuntado. Não se consegue se gostar de nenhum dos personagens que são mal delineados (como um filho rebelde ou antipático, não se entende). A história simplesmente não é bem contada.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Télérama

por Pierre Murat

Duas horas e cinquenta minutos de diálogos terrivelmente chatos, ao mesmo tempo científicos (?) e obscuros, ditos por atores inexpressivos [...]. Tudo é péssimo em "Interestelar", que se une, no museu das pretensões, à filosofia barata de "Matrix" e à insignificância existencial de "Gravidade".

A crítica completa está disponível no site Télérama