Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.
Este, a meu ver, foi o melhor filme já criado em toda a História do Cinema, inegavelmente o mais inteligente e o de maior dificuldade de compreensão. Falar sobre ele, acarretaria um monte de páginas, ou mesmo um livro, ou então algumas noites de bate-papo com amigos que tentaram entendê-lo. Digo “tentaram”, porque quase nunca o espectador o consegue nas primeiras vezes e no fim é obrigado a repetir o filme diversas vezes, a ler o livro ...
Leia Mais
Um visitante
5,0
Enviada em 27 de setembro de 2015
Tranquilo, misterioso, belo e complexo. Gosto dos filmes de Stanley, mas sinceramente não consegui captar a mensagem que 2001 deseja passar. Não entendi o monolito negro. A nota vai mais pela fotografia, jogo de câmeras, por ter "profetizado" o uso de videoconferência, inteligência artificial etc. Vou assisti-lo novamente pra tentar entender melhor. Pra uma obra da década de 60, se saiu melhor que muito filme atual. Kubrick ;)
Marcão
18 seguidores
81 críticas
Seguir usuário
4,5
Enviada em 15 de fevereiro de 2016
2001 Uma Odisseia no Espaço (Talvez o melhor filme de ficção científica realizado até aos dias de hoje)
Víviamos uma época em que as duas superpotências mundiais existentes (EUA e URSS) disputavam o controle e influência politica sobre o nosso planeta. Um dos principais acontecimentos científicos até aquele momento tinha sido o envio por ambos os países de foguetões tripulados para o espaço, numa luta de gigantes em cada um ...
Leia Mais
Camile C.
1 crítica
Seguir usuário
5,0
Enviada em 26 de maio de 2015
Realmente, se alguém for assistir esperando guerras, ETs, supernovas, explicações físico-teóricas, simplesmente não vai gostar desse filme!
Não é um filme que tem como finalidade, meramente, o entretenimento. É algo para quem enxerga o cinema além, como arte (e arte, falando da definição pura e seca, sendo não o que é belo, mas o que nos toca e desperta para alguma coisa).
A beleza desse filme não está apenas nos efeitos visuais, ...
Leia Mais
Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke desenvolveram simultaneamente a história de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Enquanto Kubrick trabalhava em cima do roteiro, Clarke escrevia o livro, com ambos trocando idéias e opiniões durante o trabalho. Era inclusive intenção de Clarke, ao lançar o livro, colocar Kubrick como co-autor da história, mas o diretor não autorizou a utilização de seu nome.
Falando em computador
O nome do computador HAL é uma referência indireta a IBM, gigante do ramo de computação. Cada uma das letras da sigla HAL é exatamente uma anterior, em relação ao alfabeto, às letras de IBM.
Dublando um computador
Douglas Rain, intérprete da voz do computador HAL, não chegou a ir aos sets de filmagem um único dia sequer.
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidades EUA,
Reino Unido
Distribuidor WARNER BROS.
Ano de produção1968
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 7 curiosidades
Orçamento10 500 000 USD
Idiomas
Inglês
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade