Minha conta
    Esta obra-prima é um dos melhores filmes de todos os tempos segundo o diretor de Clube da Luta
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    A estrela de O Iluminado como um investigador particular rude que assume um caso aparentemente simples, mas afunda cada vez mais em um pântano estressante de falta de consciência.

    11 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Chinatown ainda ganhou a estatueta na categoria de Melhor Roteiro Original, e aí as coisas realmente começaram: o suspense neo-noir se tornou um fenômeno cultural com uma repercussão imensa, aparecendo regularmente no ranking dos melhores filmes de todos os tempos.

    O The Guardian, por exemplo, nomeou-o o melhor filme da história em 2010 e o cineasta de Clube da Luta, David Fincher considera-o um dos seus filmes favoritos absolutos, o que é definitivamente perceptível em seu trabalho. O clássico emocionante finalmente aparece na qualidade adequada: em 20 de junho de 2024, Chinatown celebrará sua tão esperada estreia em 4K.

    A edição 4K do influente thriller está repleta de bônus. Ele vem com cartões de arte e um pôster, além de muitos extras no disco. Além de uma visão sobre a elaborada restauração do clássico e a produção do filme, foi anunciado um featurette dedicado aos planos inacabados de expandi-lo em uma trilogia.

    Quando Jack Nicholson ganhou um prêmio e fez o melhor discurso de agradecimento de todos os tempos

    Chinatown: Um rolo compressor dos abismos humanos

    Década de 1930 em Los Angeles: O detetive particular, Jake Gittes (Jack Nicholson) é designado para o engenheiro sombrio, Hollis Mulwray (Darrell Zwerling). Ele deveria descobrir se Mulwray é infiel à sua esposa. Um trabalho rotineiro chato, mas de fácil realização – pensa Jake. Em vez disso, ele cai em uma estranha confusão sobre a verdadeira identidade da esposa de Mulwray, as reais intenções de uma senhora abastada (Faye Dunaway) cheia de segredos e o poder esmagador do rico empresário Noah Cross (John Huston).

    Adultério, fraude de identidade e ataques nefastos com facas são apenas o começo em Chinatown. Lançado em 1974, a mistura de homenagem ao filme noir e desenvolvimento drasticamente degenerado de clássicos como Relíquia Macabra e À Beira do Abismo é como a sufocação imparável em um pântano moralmente depravado. Não há pessimismo facilmente abalado flutuando em Chinatown, que consiste em clichês de que “todo mundo é corrupto e egoísta”.

    Paramount Pictures

    Em vez disso, o filme, escrito pelo autor de Missão Impossível, Robert Towne, é feito de um pessimismo sombrio e desagradável que, a princípio, parece grudar em nós como um chiclete teimoso que foi descartado. Porém, quanto mais o nosso protagonista, cuja bússola moral já quebrou, se esforça para manter uma visão geral e lutar contra o desastre iminente, mais claro se torna que vai ficar mais difícil.

    O fato de você não apenas se desligar dessa série de sofrimento, miséria e falta de consciência, mas sim se expor a esse tormento se deve, entre outras coisas, ao elenco brilhante: Nicholson se destaca como um ranger de dentes ainda mais desenvolvido do arquétipo de Humphrey Bogart, mais desenvolto e galante, e Dunaway atua como uma mulher opaca e misteriosa que alcança cada vislumbre de esperança, apresentando uma de suas melhores performances.

    Paramount Pictures

    Um apelo ainda maior vem das imagens: o diretor de fotografia de Scarface, John A. Alonzo, cria uma atmosfera desconfortável que prende a percepção de Jake, mas também tem uma elegância pervertida que torna difícil tirar os olhos da ação. Passagens individuais também foram filmadas pelo cinegrafista de O Mensageiro do Diabo, Stanley Cortez, incluindo uma perseguição por laranjais exuberantes, lindos e confusamente densos.

    É briga! 20 filmes com tensão nos bastidores

    No final, Cortez foi demitido pelo diretor Roman Polanski e substituído por Alonzo devido ao seu jeito lento de trabalhar. Com a restauração 4K, agora você pode observar mais de perto do que nunca as diferenças estilísticas que os dois cinegrafistas incorporaram em Chinatown. Mas tenha cuidado, não se deixe levar tão loucamente quanto Jake.

    Chinatown
    Chinatown
    Data de lançamento 1 de março de 2022 | 2h 10min
    Criador(es): Roman Polanski
    Com Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston
    Usuários
    4,0

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top