Minha conta
    "Isso não funciona mais": Foi desta maneira que Interestelar, de Christopher Nolan, forçou Denis Villeneuve a mudar o final de sua ficção científica
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Em 2016, Villeneuve levou aos cinemas A Chegada, um longa-metragem amplamente aclamado.

    Dois dos maiores cineastas da atualidade, Christopher Nolan e Denis Villeneuve vivem um momento iluminado. Enquanto o primeiro acabou de vencer o Oscar com a cinebiografia, Oppenheimer, o segundo deu vida ao blockbuster, Duna: Parte 2 - até o momento, o longa-metragem de maior bilheteria de 2024.

    Desta forma, o que muitos não sabem é que, anos atrás, Nolan e Villeneuve chegaram a ideias semelhantes de forma totalmente independente, quando estavam desenvolvendo dois de seus mais famosos filmes de ficção científica. Na época, o britânico havia acabado de levar às salas escuras, Interestelar, enquanto o canadense moldava os últimos detalhes de A Chegada.

    Uma obra-prima da ficção científica que está disponível no streaming: Dura apenas uma hora e meia e inspirou Christopher Nolan

    Durante uma entrevista para o Collider, Eric Heisserer, roteirista de A Chegada, revelou que ele e Villeneuve precisaram modificar o final pensando para o filme, muito por conta da trama de Interestelar. A ideia inicial era que os alienígenas de A Chegada concedessem aos humanos planos para a construção de uma nave de tecnologia avançada, mas mudaram de ideia após assistirem à obra de Nolan.

    “A única mudança realmente significativa é o presente que os heptápodes nos deixam. Nas versões anteriores [do roteiro], eles deixavam uma espécie de projeto para uma nave interestelar, como uma espécie de arca. Mas então Interestelar de Chris Nolan foi lançado e todos nós nos reunimos e dissemos: 'Bem, isso não funciona mais'. Então focamos mais no que tínhamos ali diante de nós, que era o poder da linguagem deles", colocou o roteirista.

    Para quem não lembra, na conclusão que chegou aos cinemas de Arrival (no original), Louise Banks (Amy Adams) publica um livro que serve como guia para a humanidade aprender a linguagem dos alienígenas, levando a uma sequência de cenas que mostra como ela passa a perceber o tempo: em formato circular em vez de linear. O fechamento mantém os espectadores no escuro sobre o motivo de os heptápodes estarem ajudando a raça humana, revelando apenas que eles precisarão de nossa ajuda no futuro.

    A Chegada
    A Chegada
    Data de lançamento 24 de novembro de 2016 | 1h 56min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top